CONHEÇA AS VARIEDADES DE BATATA-DOCE LANÇADAS PELA EMBRAPA

  • NOVAS VARIEDADES DE BATATA-DOCE DIVULGADAS PELA EMBRAPA

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 12/07/2019 às 09:34   |   Imprimir

              A batata-doce ocupa o sexto lugar entre as hortaliças mais plantadas no Brasil, correspondendo a uma produção anual estimada em 500.000 toneladas, obtida em uma área de aproximadamente 48.000 hectares. O sistema de produção tem sofrido mudanças que indicam uma evolução do nível tecnológico.

         Ainda existe um grande espaço para o crescimento da cultura. No Brasil, a cultura da batata-doce é produzida tradicionalmente por pequenos produtores, cujo principal objetivo é o autoconsumo.

      A Embrapa tem cinco materiais melhorados de batata-doce:

  1. Batata-doce – BRS Amélia BRS Amélia

          A cultivar BRS Amélia apresenta formato elíptico longo, casca de coloração rosa claro com pigmentação também rosada. A colheita inicia entre 120 e 140 dias após plantio. A produtividade média é de 32 toneladas por hectare. Salienta-se pela grande aceitação do consumidor devido ao sabor e à cor da polpa (alaranjado intenso).

    2- Batata-doce – BRS Rubissol

         A cultivar BRS Rubissol apresenta forma redondo-elíptica com boa uniformidade. Possuem dimensões de aproximadamente 10 cm por 18 cm. A casca apresenta cor púrpura intensa (vermelho-rubi) com leve aspereza ao tato.

  1. Batata-doce – BRS Cuia

         A cultivar BRS Cuia apresenta boa uniformidade, forma redondo alongada com dimensões aproximadas de 15cm por 20cm. Tanto a casca como a polpa  apresenta cor creme, mas em tonalidades diferentes. O período de cultivo varia entre 120 e 140 dias.

  1. Batata-doce – BRS Beauregard

           A batata-doce Beauregard apresenta um diferencial em relação aos outros materiais de batata-doce, que é: a polpa alaranjada. A cor laranja indica maior presença de betacaroteno, também conhecido como vitamina A. Ela é considerada uma batata-doce biofortificada, por possuir dez vezes mais betacaroteno que as variedades de polpa branca e amarela.

      5 -Batata-doce – BRS Gaita BRS Gaita

         A batata-doce BRS Gaita foi selecionada como cultivar de dupla finalidade, direcionada para a produção de etanol e alimentação. As folhas são grandes (16 a 25cm), de cor verde e em forma de coração (cordiforme). A estrutura da raiz mostra racimo aberto com média de cinco batatas por planta. A batata é alongada, a cor predominante da pele e da polpa é creme.

          A EMATER de São Martinho orienta aos agricultores interessados em investir na produção, que é importante considerar que, para manter uma lavoura saudável, a sanidade das mudas é fundamental. Outra consideração, é investir em mudas de qualidade e, posteriormente, por meio de um processo de multiplicação de mudas de batata-doce, garantir produtividade de qualidade, com menor custo de produção. Mudas de alta sanidade são fornecidas por viveiristas credenciados pelo MAPA, com o acompanhamento de técnicos da Embrapa Clima Temperado. 

                                                 (Fonte das Informações e dados de produção: Embrapa)